sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Não tem jeito: Nós sempre presisaremos da boa e velha TEORIA!

Uma pesquisa simples no Google, é o suficiente para infinitas fontes de teoria sobre a Comunicação.
Eu vou reescrever uma definição da Wikipédia:


"Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.

O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor. Hoje, é interessante pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação horizontal."

É uma definição interessante. Ela é direta e explicativa, e o melhor é que a winkpédia facilita a compreensão por destacar e entrelaçar os assuntos. Assim é possível entender em detalhes o que se pesquisa.

Mas é importante buscar mais fontes. Se contentar logo na primeira geralmente empobrece o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Obrigado pela visita.
Adoraria saber o que você achou deste post, ou do Blog.
Deixa seu comentário...ou então me manda um e-mail adrielle.cn@gmail.com.
Abraços e Até a próxima visita!